LINDALVA TORQUATO FERNANDES, PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

LINDALVA TORQUATO FERNANDES



É do Alto Oeste Potiguar a primeira mulher a presidir o Tribunal de Contas do Estado: Lindalva Torquato Fernandes. Natural de Luiz Gomes, foi a segunda de onze filhos do casal Gaudêncio Torquato do Rego e Maria Alves de Figueiredo. Nasceu em 25 de maio de 1923 no município de Luiz Gomes. Ao longo da vida, dividiu sua história entre os cuidados com a família e a participação na política.
Aos vinte anos, casou-se com José Fernandes de Melo, o “médico dos pobres mais pobres de Pau dos Ferros”. Em 1955 foi eleita deputada estadual, aos trinta anos de idade, sendo a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do RN, onde defendeu causas feministas e também questões do povo nordestino. Em 1960 foi nomeada Ministra do TCE, cargo que exerceu com isenção e responsabilidade. Deixou como marcas da gestão o sentimento de solidariedade que sempre cultivou, desde a vida no interior.
Vaidosa, inteligente e gentil, Lindalva também é lembrada pela beleza. Gostava do meio urbano, a vida rural não a atraia. Nos anos finais de sua vida, passou a sofrer do coração. Teve dois enfartes, resultados do descuido com a alimentação, fundamental para um corpo e vida saudáveis. O segundo foi fulminante. Faleceu em 27 de junho de 1996.
FONTE – REVISTA DO TCE RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN, 4 DE FEVEREIRO DE 2014